24 de maio de 2012

›› Cuidados com a Gengiva


Prevenção de Periodontopatias

A prevenção de doenças da gengiva também chamadas de periodontopatia  é fundamental na saúde, pois ter saúde bucal é importante tanto na aparência, auto-estima, como na saúde geral de seu corpo. Além disso, uma boca saudável é também aquela que proporciona uma boa mastigação — que consequentemente trará uma boa digestão e uma melhor absorção dos nutrientes.

Placa Bacteriana

Na boca existem bactérias que ficam juntas e formam a chamada "Placa Bacteriana". A "Placa Bacteriana" é a principal causa de cáries e das doenças da gengiva (gengivite e periodontite).

A Placa Bacteriana é uma película transparente que se forma sobre a superfície dos dentes e ao redor da linha das gengivas. Ela é composta por uma colônia de bactérias que decompõem o açúcar e os restos alimentares acumulados, produzindo ácidos que atacam os dentes e a gengiva.

Alimentação

A dieta é muito importante para a prevenção de doenças gengivais, além de ser essencial na nutrição dos maxilares, tecidos gengivais e dentes. Mas os açúcares que ingerimos são utilizados pelas bactérias que habitam em nossa boca e são transformados em ácidos capazes de "corroer" os dentes e em substâncias tóxicas capazes de "descolar" a gengiva dos dentes.

Alimentos que tenham açúcar em sua composição e bebidas ácidas, como os refrigerantes, são capazes de "disssolver" (desmineralizar) os dentes. Portanto a ingestão do açúcar (carboidratos) deve ser controlada. Deve-se fazer o "uso inteligente do açúcar": o ideal é usar a menor quantidade, a menor frequência e a consistência menos aderente possível do açúcar (ingerir alimentos açucarados menos pegajosos).

Deve-se evitar ingerir alimentos que fiquem por muito tempo na cavidade bucal, como balas, pastilhas e chicletes (que podem permanecer por mais de 10 minutos na boca). Se a vontade de ingerir um doce for incontrolável, opte por um bombom ou qualquer outro doce que fique na sua boca só enquanto você mastiga.

Além disso, evite a ingestão de doces e guloseimas entre as refeições. Tenha uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido, pois estes alimentos colaboram significativamente na formação da placa bacteriana.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Mural de Recados