17 de maio de 2012

›› Dia de Evangelização Global - Brasil (G.O.D)


É simples! No dia 2 de Junho, espalhe o amor de Jesus! Você não precisa se inscrever, nem nos contatar, apenas evangelize! Você estará se unindo a cristãos do mundo inteiro. A seguir lhe daremos algumas ideias do que pode ser feito neste dia.

ESTRATÉGIAS PARA MOBILIZAR TODA A SUA IGREJA NO DIA DE EVANGELIZAÇÃO GLOBAL

No dia 02 de Junho de 2012 muitos cristãos, igrejas e outros ministérios irão anunciar o evangelho ao redor do mundo. Para que este dia seja eficaz, pedimos que você informe e prepare os cristãos da sua igreja.

Cada igreja ou célula (grupo familiar) pode participar usando os seus próprios dons. A fim de mobilizar o maior número possível de membros da igreja, recomendamos que você escolha pelo menos uma das 4 áreas citadas abaixo na qual a sua igreja vai participar ativamente. Desta forma, você pode incorporar os membros que tem experiência em evangelização e também mobilizar aqueles que talvez nunca compartilharam o evangelho antes. Esta é a grande oportunidade que o Dia de Evangelização Global (Global Outreach Day – G.O.D) oferece!



Há muitas maneiras de evangelizar. O método escolhido deve considerar a cultura em que vive, os dons dos envolvidos e também as possibilidades locais. 
IMPORTANTE: planeje seu dia com antecedência.



01 - EVANGELIZAÇÃO PESSOAL – UM A UM

Esta é uma maneira simples de começar a evangelizar para os cristãos que tem pouca experiência. Todo cristão pode anunciar o evangelho a pelo menos uma ou duas pessoas e ter pelo menos uma conversa sobre isso. Isso é bastante fácil, mesmo para aqueles sem experiência na evangelização, e dificilmente isso custa alguma coisa.
Aqui estão algumas ideias:

Convidar alguém para comer, simplesmente tomar um café ou um sorvete, ou o convidar uma pessoa para assistir um filme na sua casa. Alguma atividade que depois de realizada permita você a começar uma conversa sobre fé e oferecer uma oração. Prepare-se para este dia, convidando a pessoa e orando por ela.
Além disso, distribuir alguns itens, como folhetos evangelísticos ou DVDs. Tente envolver numa conversa a pessoa que você entregou os itens. Se você se sentir inseguro demais para isso, deixe-os em caixas e correio ou nos bancos dos parques, etc.
Ofereça a alguém o seu apoio prático, como por exemplo: em relação a limpeza, compras, trabalho, jardim, trabalho braçal, etc.
Mandar para os amigos, por e-mail, videoclipes e sites evangelísticos.

02 – FORMEM EQUIPES

Jesus enviava seus discípulos em pares. Você pode fazer uma evangelização com um companheiro cristão, ou talvez, se possível, a sua igreja pode se dividir em equipes de 2. Então você pode ir de porta em porta, para fora, emlugares públicos, visitar os doentes nos hospitais ou experimentar alguns dos outros métodos mencionados abaixo. ( ver “ Ideias Evangelísticas de A a Z “. )

03 – CUIDAR E COMPARTILHAR

Nosso Deus é um Deus prático e quer atender as necessidades das pessoas. Você pode se juntar com alguns amigos, seu grupo de célula ( grupo familiar ) ou com toda a igreja para servir as pessoas da sua comunidade de uma forma prática.

As possibilidades são infinitas:

Levar comida à uma família pobre. 
Visitar e orar pelos doentes, solitários e órfãos. 
Ajudar com a limpeza da casa de uma mãe solteira ou de uma mulher idosa.
Se oferecer para ir as compras, levar alguém para dar um passeio,
ajudar no quintal.
Lavar o carro de alguém, limpar a casa, cortar a grama.
Oferecer aconselhamento financeiro sem custos.

Use os seus próprios talentos especiais e dons. Explique que você está ajudando por causa do Evangelho e ofereça uma oração por eles quando estiver terminado.

04 – GRANDES EVENTOS COLABORATIVOS

Estes poderiam ser os eventos municipais, em que você coopera com outras igrejas. A dinâmica e os frutos do evento aumentará muito se vocês se reunirem para orar, e talvez, oferecer treinamento e estratégias de acompanhamento.

Exemplos:
Evangelização nas ruas 
Concertos evangelísticos
Festivais de rua 
Cultos evangelísticos 
Filmes Evangelísticos 
Eventos evangelísticos relacionados a esportes

05 – IDEAIS EVANGELÍSTICAS DE A a Z

A – AIRPLANES ( AEROPORTOS )
Centenas de pessoas estão aqui, esperando por você e pelas boas novas – passageiros, taxistas, funcionários, e aqueles que estão à espera de seus amigos que irão chegar de viagem. A maioria deles tem tempo para ler e falar e eles podem até vir de um país onde eles nunca teriam a chance de ouvir o Evangelho.

B – BOOK TABLE ( MESA DE LIVROS )
Montar uma mesa com livros e literatura evangelística num lugar de destaque. Isso pode chamar bastante atenção e gerar uma “ conversa inicial “.

C – CRIANÇAS
As crianças são muito abertas a Jesus, e muitas vezes é possível chegar até os pais através deles. Em playgrounds, escolas e creches você encontrará oportunidades de compartilhar o amor de Jesus com as crianças.

D – DOOR TO DOOR ( DE PORTA EM PORTA )
As pessoas se sentem mais seguras em um ambiente familiar ( como a sua própria casa ) e são muito mais propensos a abrir seus corações lá do que nas ruas. Ore por uma boa ideia para ter acesso a elas, e depois vá batendo nas portas. Dentro de pouco tempo você pode construir confiança entre vocês e, finalmente, levá-los a Jesus. Está é a porta da evangelização!

Drug Scene ( Situação com usuários de drogas ) - Entre em contato com um centro de reabilitação cristão local, para conhecer as pessoas viciadas em drogas e pregar-lhes as boas novas que Jesus as liberta do vício. Se elas estiverem abertas para receber isso, ore por elas, pela sua libertação. Mas esteja ciente que alguns viciados podem fingir estar interessados, apenas para que você de dinheiro a eles. Dar dinheiro a viciados não é uma boa forma de ajudá-los.

E – EASTER ( PÁSCOA )
A páscoa é um momento único do ano. Durante esta época festiva, celebramos a morte e a ressurreição de Jesus. Esta é a verdadeira mensagem da Páscoa, e não ovos e coelhinhos. Aproveite ao máximo essa época para se envolver com as pessoas e compartilhar com eles o verdadeiro significado da Páscoa.

F – FRIENDSHIP EVANGELISM ( EVANGELIZAÇÃO DE AMIGOS )
Colegas, vizinhos, o caixa da loja e quaisquer outras pessoas que você possa conhecer são amigos em potencial. Tente vê-los regularmente, ganhar a sua confiança e levá-los a Jesus. Manter a amizade viva e ser sempre um exemplo de vida para eles.

G – GROUPS OF YOUNG PEOPLE ( GRUPO DE JOVENS )
Nos centros da cidade e nos shoppings, mas também em pequenas cidades e vilarejos, os jovens se reúnem em grupos. Eles estão esperando por você! Faça amizade com eles e leve-os passo a passo para o encontro de Jesus. A melhor pessoa para começar é o líder do grupo deles, já que ele possui mais influência dentre as pessoas do grupo.

Gospel Music Concerts ( Evento Musical Gospel ) – Shows evangélicos são geralmente muito populares e aceitos na sociedade em geral. Eles são grandes oportunidades para compartilhar o evangelho, sendo realizados em igrejas, escolas, salas de concertos ou áreas públicas.

H – HOSPITALS ( HOSPITAIS )
Porque não perguntar a enfermeira-chefe quais pacientes recebem menos visitas, e em seguida, ir visitar essas pessoas? Alternativamente, você poderia simplesmente dar a literatura evangelística e orar pelos pacientes de ala em ala. I – INTERNET
A internet é uma das maiores e mais modernas oportunidades para defender o Evangelho e compartilhar Jesus com as outras pessoas. Nós fóruns, salas de bate papo, redes sociais e blogs, deixando as pessoas saberem o que você pensa. Prepare para si um tempo limite, para que você não perca tempo demais na internet.

J – JESUS FILM ( FILME DE JESUS )
Mostrar o filme “ JESUS “ (http://www.jesusfilm.org/) publicamente, e convidar as pessoas para assisti-lo. Você também pode emprestar o filme para as pessoas e depois se reunir com eles mais tarde para conversar sobre ele.

K – K-MART, POST OFFICE, PETROL STATION, ETC ( MERCADO, CORREIOS, POSTOS DE GASOLINA, ETC )
Use as breves oportunidades que você tem no decorrer do dia para dizer à alguém sobre Jesus ou dar a eles um folheto evangelístico. Todo lugar é um ótimo lugar para evangelizar.

L – LEND A HAND ( DAR UMA MÃO )
Servir os outros sem esperar nada em troca demonstra o amor incondicional de Deus de uma forma muito prática. Fazendo trabalhos comunitários, ajudando e apoiando as pessoas em suas vidas diárias abre seu coração para o Evangelho. Ações falam mais alto do que palavras, então coloque suas habilidades práticas para uma boa utilização.

M – MISSION’S TRIPS ABROAD – ( VIAGENS MISSIONÁRIAS AO EXTERIOR )
Você pode achar mais fácil evangelizar um país estrangeiro. Trabalhar fora do seu próprio ambiente irá aprofundar seu relacionamento com Deus, pois você é confrontado com situações incomuns e desafiadoras. Particularmente, em países do terceiro mundo você irá perceber o quão abençoado você é e o quanto você tem á oferecer.

Musica – se você é talentoso musicalmente ou está ansioso para praticar suas habilidades musicais, porque não usar o seu dom para divulgar o Evangelho? A musica é ideal para divulgar qualquer forma de informação e ela tem a capacidade para alcançar o coração. Leve a sua música a lugares como bares, pubs, rádios e emissoras de TV. Seja um embaixador de Deus com a sua música onde você puder.

N – NEW-AGE SCENE ( SITUAÇÃO DE NOVA ERA )
“ Novas-Eras “ são muito abertos ao sobrenatural e geralmente acreditam na existência de Deus. Estas pessoas estão tentando satisfazer a sua fome de Deus com todos os tipos práticas de métodos. Se você apresenta-los a Jesus, eles irão perceber que Ele é o que estavam procurando. Participe de feiras de Nova-Era e outros eventos para compartilhar o Evangelho com estas pessoas que passam fome.

O – OLD PEOPLES HOMES, ASSISTED LIVE CENTRES, NURSING HOMES ( LARES DE IDOSOS, ASILOS )
Todos os anos, entre 40 e 50 pessoas passam pelos lares de idosos. A maioria dos moradores dessas casas estão muito conscientes do fato de que a eternidade os espera na esquina. Muitos são muito solitários e ficariam muito felizes se você fosse visitá-los. Porque você não entra em contato com um lar de idosos e oferece um curto programa para ocasiões especiais? Depois você pode oferecer a oportunidade de receber a Cristo.

Open Air Meeting ( Reunião ao Ar Livre ) – Planeje uma reunião ao ar livre com um musical especial ou um teatro. Claro, existem alguns países onde isso não é permitido. Na maioria das áreas será necessário solicitar uma autorização das autoridades locais. Eventos ao ar livre são grandes oportunidades para chegar a pessoas que não vêm a igreja. Uma programação bem equilibrada, incluindo musica e mensagem, pode alcançar os “ sem-igreja “. Certifique-se de obter as igrejas locais envolvidas, incentivando-as a convidar os vizinhos e colegas e, em seguida, para estar disponível na reunião para conversar com os perdidos.

Press ( Imprensa ) – Publicar um anúncio, escrever um artigo, oferecer cupons de bíblias ou literatura evangelística, anunciar grupos de discussão ou até mesmo visitar domiciliares e ajuda prática. Promoção de eventos e imprimindo-se folders evangelísticos pode ser uma forma de alcançar as pessoas.

Prisons ( Prisões ) - Em uma prisão você encontrará pessoas com pouco ou nenhum
contato com o mundo exterior. Muito tempo para ser visitado e ter alguém para conversar. Verifique com o diretor da ala. Muitas vezes é possível realizar eventos e reuniões cristãs dentro das prisões.

Public Transportation ( Transporte Público ) - O transporte público apresenta uma grande oportunidade de falar com as pessoas. Leve literatura evangelística com você na próxima vez que andar de ônibus ou metrô. Eles são um grande início de conversa.

Q – QUESTIONNAIRES ( QUESTIONÁRIOS )
Utilize questionários para quebrar o gelo com estranhos que você conhecer. Com uma boa primeira pergunta você pode você envolver as pessoas numa conversa que se torna mais profunda a cada pergunta que se passa. Essa ideia é ótima para iniciantes, pois dá a eles maior segurança para quebrar o gelo.

R – RED-LIGHT DISTRICTS AND BROTHELS ( PROSTÍBULOS E BORDÉIS )
Ao contrário da imagem muitas vezes retratada nos meios de comunicação, as prostitutas são, muitas vezes obrigadas, em uma situação desesperadora, a ter escolhido este caminho apenas como um último recurso. Dizer a essas mulheres que Deus as ama e que elas são preciosas em sua vista pode fazer uma diferença radical em suas vidas. Ao receber a permissão de seu chefe ou “ cafetão “ e dando-lhes rosas, você compartilha o amor de Deus e do Evangelho com essas mulheres e pode até orar com elas. Atenção: Fique longe deste ministério se o seu interesse no corpo das mulheres é maior do que o seu interesse em sua salvação!

ROCK FESTIVALS ( FESTIVAIS DE ROCK ) - Aproveite festivais de grande porte que muitas vezes duram vários dias para conhecer pessoas e conversar com elas sobre o amor de Jesus.

S – STREET EVANGELISM ( EVANGELIZAÇÃO DE RUA )
Ganhe pessoas para Cristo em ruas movimentadas e praças com um programação relevante e atraente. Antes de fazer isso ( em eventos ao ar livre), é importante obter a permissão das autoridades. Verifique se você está ciente das normas para a utilização de sistemas de som amplificados e regras especificamente relacionadas com encontros religiosos / proselitistas.

T – TRACTS ( FOLHETOS OU FOLDERS )
Distribuir visualmente a literatura evangelística e usá-la como uma conversa inicial.

U – UNIVERSITIES ( UNIVERSIDADES )
Mesa de livros, orações e grupos de discussão, organizações estudantis cristãs, palestras e eventos. A Palavra de Deus precisa estar presente nos campos universitários, pois é onde o futuro da nação, líderes políticos e econômicos, estão sendo moldados.

V – VARICOSE VEINS OR HEADACHES? ( VARIZES OU DORES DE CABEÇA? )
Cura nas ruas. Vá para o doente e ofereça a oração ( Podemos orar por você? ).

W – WORKING GIRLS ( PROSTITUTAS )
Dê amor e compaixão de Deus para as prostitutas e fale com elas sobre o plano de Deus para as suas vidas (ver também prostíbulos ). No inverno você pode levar café ou chá para elas, o que elas apreciam muito.

X - XXL FLASH MOB (group of people who assemble suddenly in a public place – grupo de pessoas que se reúnem de repente em lugar público. )
Utilize formas modernas de comunicação para chamar os cristãos para trabalhar juntos num propósito específico e chamar a atenção da mídia. Maior será a multidão, quanto maior for a atenção. Organize um flash mob para apresentar o Evangelho e defender a verdade de Deus.

Y – YOUNG GENERATION ( GERAÇÃO JOVEM )
Aproveite as tendências contemporâneas, como Dança de Rua, Jumpstyle, hip hop, etc, para chegar aos jovens na sua própria língua.

Z – ZOOLOGISTS AND ZOMBIES – TARGET GROUP EVANGELISM ( ZOOLOGISTAS E ZUMBIS – GRUPO ALVO DE EVANGELIZAÇÃO )
Nossa sociedade é altamente complexa e é composta de muitos diferentes sub-culturas, como gangues de motociclistas, mães solteiras, pessoas de negócios e punks. Planeje atividades que são adaptadas para um grupo alvo específico. Estas atividades devem incorporar a sua linguagem e adequar seu ambiente. Seja criativo e pense com cuidado sobre como você pode especificamente e eficazmente atingir grupos-alvo.

Mural de Recados