7 de maio de 2012

›› FEIRA DE ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA ACONTECERÁ DE 07 A 12 DE MAIO


Feira de artesanato do Vale do Jequitinhonha

A tradicional Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha,  organizada pelo Projeto Artesanato Cooperativo, acontecerá de 07 a 12 de maio, na Praça de Serviços da UFMG. O objetivo é promover o encontro e estreitar as relações entre a arte do Vale do Jequitinhonha e os belo-horizontinos.
Para os artesãos, o evento representa uma oportunidade para divulgação dos produtos característicos da região e, também, para ampliação do comércio. Já para os visitantes, é uma chance de apreciar e adquirir peças em argila, bambu, cerâmica, couro, madeira, palha e papel, além de bordados, artigos de cestaria e tapeçaria, pinturas, licores, cachaças e produtos alimentícios.



A Feira de Artesanato é realizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, em parceria com o programa de extensão "Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha", Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha (AMEJE) e prefeituras dos municípios da região.

Homenagem

Em sua 13ª edição, a feira homenageia duas artesãs - Dona Isabel e Dona Pretinha - que desenvolveram técnicas e estilos próprios e ensinaram muita gente a fazer arte no Vale.

Veja Mais:
SHOW DO CRIANÇA ESPERANÇA 2011 TERÁ OBRAS DA ARTESÃ DO VALE DONA ISABEL MENDES

A Mestra Dona Isabel, de Ponto dos Volantes, foi homenageada de Dilma na abertura da exposição "Mulheres, Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20", em 2011. A inclusão, na exposição,  das bonecas de cerâmica feitas por ela foi um pedido especial da presidenta.


Dona Pretinha, da cidade de Itaobim, é uma senhora miúda e centenária, mas tão ativa quanto seus jovens aprendizes. Em seus 106 anos, ela já ensinou muita gente no Vale a fazer esteira e deixou sua marca na história da cultura regional.

Fonte: UFMG


Leia Mais: http://blogdojequi.blogspot.com








Mural de Recados