12 de maio de 2012

›› Mineirão será reaberto em dezembro de 2012 com dimensões do gramado reduzidas.


O legado que uma Copa do Mundo costuma deixar nas cidades-sede e em seus estádios em relação a melhoria na infraestrutura é lembrado durante muitos anos após o Mundial. Mas em relação ao Mineirão, pelo menos no quesito dimensões do gramado, a reforma para o evento de 2014 deve desagradar grande parte do público e dos jogadores.

Segundo a Minas Arena, empresa responsável pela reforma do estádio, as medidas definitivas do Mineirão, após a reinauguração, serão 105m x 68m. Antes de ser fechado para os reparos, o Gigante da Pampulha ostentava um dos maiores campos do Brasil, com 110m por 75m, mesma dimensão do Maracanã, que também será reduzido por causa da Copa.

Conhecido por ser um campo com espaços e que privilegia os times com qualidade técnica, o Novo Mineirão terá extensão acanhada e deve favorecer ao estilo de jogo mais aguerrido e de contra-ataques. Se comparado ao gramado do estádio do Democrata-GV, o principal palco do futebol mineiro será mais estreito e com o mesmo comprimento. O Mamud Abbas, local onde a Pantera manda seus jogos, tem 105m por 77m. 

Nelinho não vê problema nas dimensões do Novo Mineirão
O padrão de 105m por 68m é exigido pela Fifa para os jogos da Copa do Mundo. Mas conforme informou a empresa responsável por administrar o estádio, as dimensões serão mantidas após a competição entre as seleções. 

O ex-lateral Nelinho, que defendeu as cores de Cruzeiro e Atlético, é recordista de jogos no Mineirão com 348 partidas. Para ele, a mudança no tamanho do gramado é minimizada pela quantidade de atletas que atuam nessas condições na Europa.

“É questão de adaptação. Os campos europeus têm essa medida. Se a maioria dos jogadores tem o costume em jogar em campos dessa medida, não vejo tanto problema. No interior de Minas há campos menores. O cara consegue se adaptar. Não acredito muito nessa história de que o campo reduzido é melhor para o time menos técnico. Na Inglaterra, eu tenho visto campos reduzidos com jogos com boa qualidade", disse ao Superesportes.

Fonte: Superesportes

Mural de Recados