30 de junho de 2012

›› Alimentos Funcionais


Através do estilo de vida moderno, no qual a atividade física é inexistente, a vida profissional é exaustiva e o tempo é extremamente controlado, as pessoas passam a economizar ao máximo o tempo com o preparo da alimentação, e optam por alimentos industrializados, processados e enlatados, ricos em conservantes, gordura saturada e sal, que são fatores de risco para diversas doenças.

Isso porque somos o que comemos, e existem diversos alimentos nutritivos e que, além de nutrientes básicos como carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, possuem substâncias que, quando ingeridas e metabolizadas, proporcionam benefícios ao organismo, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças. São os chamados alimentos funcionais.

Tomate, cebola, uva e vinho tinto são alimentos funcionais que têm como propriedades o fortalecimento das defesas imunológicas e o combate aos radicais livres, substâncias que causam o envelhecimento precoce que propiciam o desenvolvimento de tumores.

Já a soja diminui os sintomas da menopausa e a retenção de líquidos, tem ação antioxidante e de prevenção ao câncer de mama, e ainda fortalece as bactérias benéficas do intestino grosso, diminuindo as chances de infecção nesse órgão.

O consumo freqüente da linhaça resulta em melhora dos movimentos intestinais, regularizando o trânsito, além de causar redução do LDL (colesterol ruim) e revitalização da pele.

As substâncias presentes na maçã e no alho são antiinflamatórios, antibióticas, além de diminuírem a absorção de colesterol, gorduras e açúcares; efeitos indispensáveis para o controle da glicemia nos diabéticos e para o controle do peso.

Apesar de todos esses benefícios citados, e que são cientificamente comprovados, esses alimentos não substituem medicações. E para que os efeitos sejam alcançados, é necessária que a dieta seja variada, saudável, e rica em alimentos funcionais constantemente.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Mural de Recados