15 de junho de 2012

›› Linhaça


A linhaça vem se destacando, graças aos benefícios que ela proporciona à nossa saúde.

A linhaça é composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína, 4% de resíduos e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3 (usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração).

A linhaça auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e conseqüentemente deixa a pele mais bonita. A linhaça é considerada um alimento, pois tem propriedades nutricionais básicas e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Um dos destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Esse composto atua na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas. No caso de um câncer, esse mecanismo de autodestruição costuma não funcionar. Mas a lignana substitui tal sistema e ativa a contagem regressiva para a célula doente se destruir como esperado.

Vale ressaltar que a linhaça só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica.

A semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona e fitoesteróide que imita o hormônio feminino.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Mural de Recados