11 de julho de 2012

›› Depressão, doença que afeta o estado físico e emocional.


Há grande alteração no humor nos sentimentos e pensamentos. A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade.

Não é uma tristeza passageira, não é sinal de fraqueza pessoal ou uma condição que possa ser revertida com mera força de vontade. Sua característica essencial é o humor deprimido ou triste na maior parte do tempo, por um período prolongado. A maioria das pessoas com depressão também tem acentuada redução da capacidade de sentir prazer e tem pensamentos negativos.

Causas da Depressão

A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Algum acontecimento marcante como a perda de alguém, alguma doença grave, estresse ou decepção podem contribuir para desencadear uma depressão, mas não é a causa direta.

Sintomas da Depressão

Os sintomas da depressão são muito variados: desde sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores. Pode ocorrer um ou mais dos seguintes sintomas:

Tristeza profunda e constante
Falta de interesse ou prazer
Dificuldade de concentração
Alterações no apetite e no sono
Ansiedade ou sensação de vazio
Sentimentos de culpa, inutilidade e desamparo
Diminuição da energia e fadiga
Pensamentos relacionados à morte e suicídio
Afastamento de amigos ou pessoas

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Mural de Recados