11 de julho de 2012

›› Filme de curta-metragem destaca trabalho de detentos com fibras de bananeiras em Araçuaí


O documentário “Homens tecendo um novo rumo”, sobre a produção de artesanato dos detentos do Presídio Carlos Vitoriano, em Araçuai que utiliza fibras do tronco de bananeira, será lançado nesta quarta-feira (11/7), no Cinema dos Meninos de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.
O evento contará também com uma exposição e o lançamento do catálogo das peças produzidas desde julho de 2009, entre móveis, cestos, chapéus e peças decorativas.
O trabalho proporciona aos presos renda para a família, remissão de pena e o aproveitamento de uma matéria-prima que é facilmente encontrada e sem nenhum custo, pois a região é grande produtora de bananas.
Os oito detentos dedicados atualmente à criação e confecção das peças frequentaram as aulas do curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que teve a duração de 40 horas por aula e foi ministrado pelo artista plástico, Romero do Amaral Duarte.
Além da técnica e do estimulo à criatividade, os detentos receberam informações sobre empreendedorismo, com o objetivo de obter sucesso na comercialização das peças.
A Secretaria de Estado de Defesa Social mantém convênio com o Senar na área de agricultura, agropecuária, cultivo de grãos e plantas, fruticultura, olericultura, floricultura, artesanato e plantas ornamentais, por meio de um termo de cooperação técnica.
Os cursos oferecidos têm um papel fundamental na ressocialização dos presos.
Um dos personagens do documentário é Arnaldo Bezerra que vai receber em breve a semiliberdade, e continuar produzindo as peças e ainda ensinar as técnicas para os detentos.
Produção sustentável
“Não sabia que a gente podia usar a casca dos troncos de bananeira para fazer coisas tão bonitas e úteis”, fala entusiasmado o detento Sebastião Rodrigues sobre o material empregado para produzir as peças trançadas com a fibra natural.
Os próprios detentos fazem a seleção e coleta dos troncos em uma fazenda próxima ao presídio e depois dão o tratamento necessário: abertura das capas, secagem e corte para o trançado.
Onde fica o Cinema dos Meninos

A sala foi criada em 2008 a partir de um movimento de meninos e meninas, integrantes do Coral Meninos de Araçuaí, que mobilizou cerca de 700 jovens para a criação de um espaço permanente para a exibição de filmes e outras atividades artístico-culturais.
O cinema está situado na Praça Waldomiro Silva, 54 – Centro Velho de Araçuaí.
O lançamento do documentário Homens tecendo um novo rumo está marcado para esta quarta-feira, 11.07, às 10h e contará com a presença de autoridades civis e militares, além de servidores da Subsecretaria de Administração Prisional.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Mural de Recados