8 de janeiro de 2013

›› Dica de Saúde: Veja o que acontece quando uma pessoa tem Asma ou Bronquite


Tosse, chiado no peito, excesso de muco e falta de ar. Esses são sintomas de uma doença que mata por ano cerca de 2500 pessoas no Brasil: a asma. 
Essa dúvida é muito comum. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, grande parte dos brasileiros não sabe diferenciar asma de bronquite. A bronquite é basicamente uma inflamação dos brônquios, que são responsáveis por levar o ar que respiramos até os pulmões. Os sintomas são falta de ar, excesso de muco e chiado no peito. Eles costumam aparecer aos poucos e somem depois do tratamento.

Já a asma estreita os brônquios, dificultando a passagem de ar. A asma é uma doença de origem genética. Isso quer dizer que, se um dos seus pais tiver asma, as chances de você também ter é de 50%. Se os dois tiverem asma, as suas chances de ter a doença sobem para 70%. 95% dos casos da doença têm origem alérgica.

Veja o que acontece quando uma pessoa tem bronquite.

Imagine bolinhas verdes, que são as partículas virais flutuando no ar. Ao inspirar, você puxa essas partículas pelo nariz e pulmões. Os pulmões se conectam um ao outro pela traquéia. Dentro da traqueia na superfície dela tem um pouco de muco. O vírus vai penetrar nesse muco. Lá dentro tem pequenos cílios que se movimentam para frente e para trás. Conforme eles ficam inflamados, há um aumento da produção do muco e a traqueia começa a se fechar. Isso causa espasmos no músculo e leva ao acúmulo de lixo, tosse, catarro e escarro, podendo causar a inflamação nos pulmões. Em alguns casos a pessoa pode sentir até dor nos pulmões por causa desse problema.

Você já escutou alguém dizer que está atacado da rinite, certo?
Pois é, isso pode ser um sinal, já que 20% das pessoas que têm rinite vão sofrer de asma em algum momento da vida. E 80% dos asmáticos têm rinite.
Entenda o que acontece no organismo quando você passa por uma crise de asma.
Quando você inala algum material tóxico, como o pólen, no caso de pessoas alérgicas, essa substância entra no seu sistema respiratório e os cílios pulmonares, para se defender, movem esse material de um lado para o outro. Os cílios são fundamentais no funcionamento do pulmão. Quando eles se irritam, produzem muco, que incha a região e provoca o estreitamento das vias aéreas. Os brônquios vão se comprimindo e se fechando, impedindo a passagem do ar. Daí vem a falta de ar de quem sofre de asma.

A asma pode atingir pessoas de todas as idades, mas a primeira aparição da doença acontece ainda na infância. Os sintomas são basicamente falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. Eles surgem de repente, podem durar mais de três meses e não estão relacionados a gripes ou resfriados.
A pessoa com asma perde parte da capacidade pulmonar porque os brônquios se irritam e se fecham.
A asma é uma doença muito séria que mata muita gente e é motivo de internação para mais de 350 mil pessoas por ano só no Brasil. Tudo isso porque na maioria das vezes o problema não é tratado com seriedade que merece e as pessoas só buscam atendimento médico durante uma crise.

Como a doença é quase sempre causada por alguma alergia, a primeira coisa a ser feita é saber qual é o agente que desencadeia o processo.
Os famosos ácaros, fungos, restos de inseto, pelos de animais domésticos e também o pólen das plantas são os maiores causadores de alergia.
E para se proteger contra as causas da asma é preciso atacar de todos esses potenciais inimigos.
Cuide do ambiente da sua casa. Ela deve estar livre de poeira e outros resíduos. Passe pano úmido todos os dias e use o aspirador de filtro especial.

Opte por capas anti-ácaro para colchões e travesseiros e mantenha os animais e o cigarro do lado de fora de casa.
Antes de chegar o inverno, lave roupas e cobertores e coloque-os no sol para secar, assim você vai evitar possíveis crises.
Outra boa forma de fugir da asma é manter uma rotina de exercícios físicos aeróbicos como natação, ciclismo e corrida. Essas atividades ajudam a fortalecer os pulmões.
Não subestime a asma. Ela precisa ser devidamente tratada. Procure o seu médico para que ele indique os medicamentos certos para o seu caso.
Lembrem-se sempre: falta de ar não é um sintoma normal.

Fonte: http://noticias.r7.com/e-ai-doutor

Mural de Recados