8 de janeiro de 2013

›› Dicas de Saúde: saiba a hora certa de se aposentar


As pessoas trabalham a vida toda para esperando pelo dia em que vão se aposentar. Certo? Errado! Nem todo mundo pensa assim. Para algumas pessoas, a aposentadoria é sinônimo de monotonia, do fim da linha. Segundo um estudo recente, os aposentados têm mais chances de morrer do que aqueles que estão trabalhando. Os estudiosos da universidade de Atenas na Grécia descobriram que os aposentados têm 50% a mais de chances de morrer.

O problema não é a aposentadoria, mas a forma como cada pessoa encara essa fase da vida.
Falta de planejamento, aposentadorias compulsórias ou mal resolvidas podem causar muitos danos. Por tudo isso, 15% dos aposentados sofrem de depressão.
Não saber o que fazer com o tempo livre aumenta o stress, e isso pode levar até à depressão.

A depressão é um fator de risco para várias doenças, principalmente as cardiovasculares. A pessoa que está deprimida não cuida de si, come mal, não se exercita e não procura o médico.
O fato de perder o cargo junto com o estresse natural do convívio com a família contribui para piorar a saúde mental.
Durante 26 anos pesquisadores ingleses acompanharam mais de três mil e quinhentos funcionários de todos os níveis socioeconômicos.
Eles descobriram que os funcionários que se aposentaram aos 55 viveram até os 72, os que deixaram o emprego aos 60 viveram até os 76. E os que se aposentaram aos 65 viveram até os 80.

Para ter uma aposentadoria tranquila, você pode tomar algumas medidas simples desde já.
Você deve ter amigos fora do trabalho. Pense em algo que realmente lhe dê prazer e se organize para realizar quando estiver parado.
Resgate projetos antigos que ficaram na gaveta por falta de tempo. Volte a estudar, participe de algum grupo, ONG, enfim ocupe seu tempo.
O importante é manter o cérebro e o corpo ativos.

Faça exercícios regularmente, leia livros, se interesse por algum assunto.
Manter o cérebro ativo diminui riscos de perda cognitiva e demência.
Cuidar de você agora é a garantia de uma boa aposentadoria no futuro!

Fonte: http://noticias.r7.com/e-ai-doutor

Mural de Recados