2 de maio de 2012

›› História do Salto da Divisa - MG


› Salto da Divisa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 6.261 habitantes. A cidade passa por um processo novo de urbanização, com a implantação do lago da hidroelétrica de Itapebi, margeando a cidade.Tem sua economia baseada na agropecuária e extração de grafite.
Veja o que consta nos registros historiográficos do Ministério da Cultura sobre o município de Salto da Divisa em 1999  "No início do século, era intenso o comércio entre a Vila de Belmonte, na Bahia, e Minas Novas, em Minas Gerais, através do rio Grande de Belmonte, o atual Jequitinhonha. Para proteção contra ataques de contrabandistas e índios, postos policiais foram instalados ao longo do rio.

Dentre eles, o conhecido como Quartel do Salto, subordinado a Capitania da Bahia, e, depois, a de Minas Gerais, sob o comando do alferes Julião.
Ao redor do Quartel do Salto, surge, então, o povoado de Salto Grande - denominação devida a localização do lugarejo, as margens da cachoeira do Salto ou Tombo do Salto. Em 1840, Salto Grande eleva-se a distrito, e emancipando-se em 1948.
Como atrativo, o município apresenta o lago de 42 km, no rio Jequitinhonha, que corta todo o Nordeste de Minas

Localização
Jequitinhonha/Mucuri 
Limites
Jordânia
Jacinto
Santa Maria do Salto 
Acesso Rodoviário
BR-381, BR-116, BR-367, MG-405 
Distâncias
829 km da Capital 

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Mural de Recados