15 de janeiro de 2013

›› Dicas de Saúde: Casais que passam os dias em pé de guerra


Estar apaixonado faz você se sentir mais leve, disposto e alegre. Mas brigar com o seu parceiro, ou parceira, pode acabar com a sua paz. Casais que passam os dias em pé de guerra, não desgastam apenas o relacionamento. Até a sua saúde pode sofrer com as crises do seu romance. Dinheiro, perda de emprego, como criar os filhos, ciúmes. Tudo isso é motivo para briga e estresse. Entenda como esses problemas podem te deixar doente.

Segundo uma pesquisa britânica divulgada nesse ano, os casais brigam, em média, 312 vezes por ano. É o equivalente a discutir com seu parceiro 6 dias por semana.
Estudos de universidades americanas mostraram que brigas constantes causam o enrijecimento das artérias coronárias.
A tristeza das brigas pode dificultar até mesmo a cicatrização de feridas,  devido à queda de uma proteína do sangue.
Por mais comum que sejam as brigas no relacionamento, ainda existem casais que conseguem viver em total harmonia.

O corpo interpreta uma briga como um estresse negativo, gerando cansaço, fadiga, frustração, baixa imunidade e depressão.
A área relacionada às emoções fica no sistema límbico, bem no meio do cérebro. Durante uma briga essa região é ativada, e o corpo entende que é preciso se defender daquela ameaça.
Então o cérebro envia um sinal para as suprarrenais, que vão liberar adrenalina e cortisol. A adrenalina faz o coração bater mais rápido, aumentando a pressão arterial. O cortisol estimula o apetite e o acúmulo de gordura na região abdominal, mesmo que a pessoa não coma demais.

Quando a liberação do cortisol é constante, isso contribui para o aparecimento de alterações metabólicas no organismo, que podem levar à hipertensão, diabetes, baixa a imunidade e ao aumento dos riscos de infarto.
Você vive em pé de guerra com o seu companheiro? Conte para nós como isso afeta a sua saúde!
Existem quatro passos que todo casal que busca a felicidade a dois deveria seguir.

Primeiro passo: ter um diário, e escrever o motivo das brigas da relação. Pode ser qualquer coisa: dinheiro, trabalho, problemas de saúde, ciúmes etc.
De tempos em tempos, troquem de diário e entendam o que acontece na cabeça do parceiro.
Segundo passo: procurem planejar e organizar juntos os problemas da família, as contas e as dívidas.
Terceiro passo: tentem fazer as refeições juntos e em casa, partilhem nas refeições os problemas e as alegrias.
Quarto e último passo: para cada coisa ruim que você sentir vontade de dizer ao parceiro, lembre-se de outras cinco qualidades dele.

Fonte: http://noticias.r7.com/e-ai-doutor

Mural de Recados