15 de janeiro de 2013

›› Big Data uma grande bola maciça de informações


Diariamente, o mundo produz assustadores 2,5 quintilhões de bytes em dados que se acumulam na internet. E esse crescimento simplesmente não para. Afinal, 90% de todo o conteúdo que temos armazenado hoje foi produzido apenas nos dois últimos anos. Então, eis que surge o termo Big Data para referenciar esse gigantesco volume de informações. O pior é o problema que isso traz: como processar eficientemente todo esse conteúdo?

Os quatro V’s
Volume, Velocidade, Variedade e Veracidade, essas são as quatro dimensões que giram em torno do Big Data. Naturalmente, volume se refere à imensidão de conteúdo que aparece na internet diariamente.

Velocidade é um termo importante quanto se trata da web. Afinal, tudo deve ser muito rápido, pois três minutos pode ser uma eternidade em alguns casos. Agora, como ser ágil com uma grande quantidade de informações?

Existem dados dos mais diferentes tipos, como áudio, vídeo, imagem, texto, logs e muitos outros. Sendo assim, também é um desafio analisar toda essa variedade, além da quantidade.

Por fim, como atribuir veracidade ao que é acumulado diariamente no Big Data? Portanto, também é uma grande tarefa ter confiança nas informações com o número de fontes crescendo mais e mais a cada dia.



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br

Mural de Recados