25 de fevereiro de 2013

›› Dica de Saúde: alguns aspectos básicos sobre o sêmen


Para quem busca ter filho, é importante entender alguns aspectos básicos sobre o sêmen.
Os testículos são órgãos sexuais e fazem parte do sistema reprodutor masculino.Apesar de serem muito delicados, precisam ficar do lado de fora do corpo, já que a temperatura ideal para os espermatozóides tem que ser mais baixa do que a do nosso organismo.
Imagine o útero de uma mulher. Os ovários estão localizados nas trompas. Quando há a relação sexual sem proteção, cerca de 200 milhões de espermatozóides fazem essa jornada. Eles entram pelo útero e sobem até as trompas. Lá existe uma porção de cílios que impulsionam os óvulos do ovário até o útero. Eles ficam se mexendo para cima e para baixo, e isso dificulta a entrada do espermatozóide. Quem conseguir passar, está pronto para encontrar o óvulo e fecundá-lo.
Quando isso acontece, a festa acaba e fecham-se as portas, ninguém mais entra.
Depois de fertilizado, o óvulo começa a se dividir. Então ele vai seguir um longo caminho que começa nas trompas e termina no útero. Lá ele vai se fixar para poder se desenvolver. É assim que somos criados!
200 milhões de espermatozóides entraram, mas apenas um consegue chegar lá. A quantidade de sêmen é fundamental para a reprodução, mas a qualidade também precisa ser boa.
Além disso, o espermatozóide precisa ter um formato ideal para que ele consiga fecundar o óvulo.
A forma do espermatozóide é fundamental para a fecundação. Ele precisa ter a cabeça oval e com uma ponta mais afiada.
O espermatozóide também precisa ser bom nadador. Aqueles que ficam nadando em círculos, que erram o caminho e vão para o fundo do útero, ou que ficam parados, são anormais.
Alguns deles nadam muito rápido, outros são mais lentos. Tem ainda os que seguem uma direção, e os que vão para qualquer lado. Chamamos essa capacidade de se movimentar de motilidade do esperma. Ele precisa nadar rápido e acertar o caminho até o óvulo.
A testosterona e o sêmen são produzidos nos testículos. Quando a testosterona está baixa, ou o esperma está muito transparente, o homem pode estar com varizes do testículo, ou Varicocele. Nessa situação, há uma dilatação anormal das veias, provocando disfunção testicular e piorando a qualidade do sêmen.
Você pode contribuir para a saúde do seu sêmen. Um aliado muito importante é o zinco. Sabe qual prato é muito rico nessa vitamina? Ostras! O zinco contribui para o aumento da produção da testosterona e a saúde dos espermatozóides.

Fonte: http://noticias.r7.com/e-ai-doutor


Mural de Recados