19 de janeiro de 2013

›› Brasil repete fracasso de 1971 e cai na primeira fase no Sul-Americano Sub-20


Pela primeira vez desde 1971, a Seleção Brasileira foi eliminada na primeira fase do Sul-americano Sub-20. Podendo se classificar até com um empate por 2 a 2, o Brasil foi derrotado por 2 a 0 pelo Peu e encerrou sua participação no torneio disputado na Argentina na última colocação do grupo B, atrás da Venezuela apenas pelo saldo de gols.

Novamente sem movimentação no ataque e com a defesa desatenta, o time canarinho foi castigado aos 23 minutos do primeiro tempo. Yordi Reina recebeu lançamento longo e, em posição irregular, se aproveitou de vacilo da linha defensiva verde e amarela e tocou no canto de Luiz Gustavo, que ficou imóvel.

Na volta do intervalo, o técnico Émerson Ávila trocou o santista Felipe Anderson, mais uma vez apagado, e lançou Mattheus, filho de Bebeto. O gremista Leandro também foi sacado e deu lugar a outro flamenguista: o meia-atacante Adryan.

Apesar das mudanças, grande chance acabou sendo peruana. O meia Cristian Benavente, do Real Madrid B, tabelou com Diego Chávez e parou em boa defesa de Luiz Gustavo. No rebote, Jean Deza concluiu para o gol e o botafoguense Dória salvou na última hora.

Os brasileiros seguiram sem apresentar poder de reação, insistindo em lançamentos longos para o centroavante Bruno Mendes e com marcação frouxa. Além de não levar perigo ao goleiro Angelo Campos, a Seleção ainda foi incomodada pelos velozes contra-ataques peruanos.

Em um deles, Flores aproveitou rebote de bola na trave que bateu nas costas de Luiz Gustavo e tocou para o gol vazio para selar a vitória e a classificação. Assim, o Brasil, que havia partida ao ataque na pressão, saiu do gramado do estádio Bicentenário sem a vaga no hexagonal final.

Mais cedo, o Uruguai até facilitou a vida dos brasileiros ao empatar em 2 a 2 e eliminar a Venezuela. A Vinho Tinto precisava de uma vitória para igualar os cinco pontos do Equador e sonhar com a classificação, mas acabou frustrada com o empate. Josef Martínez abriu o placar para os venezuelanos e Diego Rolán deixou tudo igual. Juan Año recolocou a Venezuela em vantagem, mas Nicolás López definiu o resultado.

Dessa maneira, o grupo B termina com o Peu na primeira colocação com sete pontos, contra seis do vice-líder Uruguai e cinco do Equador. Eliminados, Brasil e Venezuela ficaram com quatro pontos. No grupo A, Chile, Colômbia e Paraguai garantiram vaga, enquanto Bolívia e a anfitriã Argentina também estão eliminadas.

Fonte: http://www.mg.superesportes.com.br

Mural de Recados